Configurando o Backup no Master Control

Existem duas formas de se configurar o backup em um equipamento remoto. E todas duas são realizadas no seu Master Control, sem necessidade de acesso.

Se preferir, assista em vídeo AQUI.

1 – Configurar o backup para um grupo de equipamentos com necessidades similares. Imagine que você possui diversos clientes, centenas às vezes, ou ainda equipamentos de funcionários, que necessitem da mesma rotina de backup, por possuírem as mesmas necessidades em relação aos sistemas instalados. Neste caso, você pode criar um PERFIL DE BACKUP e associar os equipamentos a este perfil. Nesta situação existem duas vantagens: economia no tempo de configuração e principalmente, caso haja uma alteração na configuração do perfil. Ela passará a valer automaticamente para todos os equipamentos remotos que utilizam este perfil.

2 – Configurar o BACKUP em um equipamento remoto com características únicas. Em alguns casos, existirão equipamentos que não se encaixam em nenhum dos perfis de backup criados, por possuírem características únicas que não sugerem a criação de um perfil. Nestes casos a configuração do backup é executada diretamente no equipamento.

Para configurar um PERFIL DE BACKUP proceda da seguinte forma: #

  1. Clique no ícone FERRAMENTAS, no canto superior direito e escolha a opção PERFIS DE BACKUP. O Master Control abrirá então a janela de diálogo com todas as opções da configuração do Perfil.
  2. Clique no SINAL DE MAIS (+), e dê um nome para o seu novo perfil de backup. Com o tempo, existirão vários perfis de backup na sua lista, e será possível dizer se o perfil estará ativo ou não, selecionando o nome do perfil e configurando opção no fim da linha do nome.
  3. Escolha agora a frequência com que deseja que o backup aconteça, no nosso exemplo será DIARIAMENTE às 15 hs.
  4. Para fazer uma gestão no seu espaço disponível de backup na nuvem, escolha o tipo de compressão que deseja utilizar, AUTOMÁTICA em função do conteúdo, EXTREMA para economizar espaço e RÁPIDA que é o menor fator de compressão.
  5. Temos então uma outra opção para ajudar na gestão do espaço em disco que é a quantidade de backups que vão ser armazenados e quantos dias esses backup ficarão com isso você consegue limitar também o espaço em uso.
  6. IMPORTANTE: Não há como recuperar backups após o prazo limite de armazenamento.
  7. Agora vamos pular as casas para definir diretórios locais e na aba ARQUIVOS E PASTAS, vamos definir o caminho do conteúdo a ser copiado, na aba ARQUIVOS E PASTAS, seção CAMINHO, digite o caminho do conteúdo. No nosso exemplo: C:\sistemaerp\backup\*.backup
  8. No fim da linha de configuração do caminho, pode-se ainda informar se será realizado também o backup de subdiretórios e se desejamos que apenas o arquivo mais recente na pasta seja copiado, marcando SIM na função SAMR.
  9. Agora clique no ícone de OK, próximo ao ícone de MAIS onde iniciamos a configuração e pronto seu perfil está configurado e pronto para uso.
  10. Sua rotina deverá aparecer então na lista NOME DA ROTINA.

Associando o perfil a um equipamento remoto. #

  1. Para associar um equipamento remoto a um perfil, selecione o equipamento em sua lista de parceiros em seu Master Control. Com o parceiro selecionado, clique no ícone do DISQUETE na parte superior de seu Master Control. uma janela de diálogo similar a utilizada na configuração do perfil será aberta.
  2. Nesta janela clique no SINAL DE MAIS (+), mas ao invés de dar nome a sua rotina, clique na opção ADICIONAR PERFIL.
  3. Escolha o perfil desejado nas listas que aparecerá e clique na setinha para retornar. Com isso o equipamento será configurado para executar o backup de acordo com o que foi configurado no perfil.
  4. Agora clique no ícone de OK, próximo ao ícone de MAIS onde iniciamos a configuração e pronto seu equipamento remoto está configurado para executar o backup conforme a configuração do perfil.

Como configurar um BACKUP em um equipamento remoto com características únicas. #

Em alguns casos, existirão equipamentos que não se encaixam em nenhum dos perfis de backup criados, por possuírem características únicas que não sugerem a criação de um perfil. Nestes casos a configuração do backup é executada diretamente no equipamento.

Para isso selecione o equipamento que deseja configurar na lista de parceiros, clique no ícone da nuvem e execute os mesmos passos de configuração vistos no perfil de backup.

Executando um backup imediato. #

Muitas vezes em função de algum erro ou outra necessidade especial, precisamos realizar um backup naquele momento, e isto é muito simples.

Se o equipamento necessita de backup, já possui um perfil ou uma configuração específica, apenas clique no ícone do disquete e clique em EXECUTAR ROTINA. Pronto o backup será realizado imediatamente e será possível inclusive acompanhar o andamento no ícone do backup na linha da configuração do parceiro coluna B.

Se o equipamento necessita de backup imediato, não possui possui um perfil associado ou uma configuração específica, realize a configuração específica e então execute a rotina.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a Master Remote no LinkedinInstagram e no Facebook, ou ainda pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para atendimento de clientes e cibersegurança.

Quais são seus sentimentos
Atualizado em 8 de agosto de 2024