A funcionalidade de Perfil de Usuário facilita a criação de novos usuários e o gerenciamento centralizado de suas configurações. Ela permite que os administradores configurem um perfil padrão, que pode ser aplicado a múltiplos usuários, garantindo consistência e agilidade nas configurações. Este documento tem como objetivo explicar como funciona essa funcionalidade no Master Control, suas vantagens e como ela pode ser utilizada de maneira eficiente.
O que é o Perfil de Usuário? #
O Perfil de Usuário é uma configuração que contém um conjunto de preferências, permissões e ajustes específicos de um usuário. Ao criar um perfil, você define parâmetros que serão automaticamente aplicados a qualquer novo usuário associado a ele. Isso centraliza a administração e elimina a necessidade de reconfigurar manualmente cada novo usuário.
Podem ser criados mais de um perfil, como por exemplo Perfil Gerente, Perfil Supervisor e Perfil Atendente.
Criação do Perfil de Usuário #
O administrador pode criar um perfil de usuário configurando as permissões de acesso. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu Ferramentas no canto superior direito do Master Control e selecione a opção Controle de Usuários.

- Na janela de configuração que abrir, clique no ícone do bonequinho com o sinal de +.
- Na caixa Tipo, escolha a opção Perfil.
- Na caixa Nome, insira o nome que melhor descreva o perfil, por exemplo, Perfil Atendente.
- Na caixa Empresa, repita o nome do perfil para facilitar a identificação posteriormente.
- Na área central do controle de usuários, defina as permissões que os usuários pertencentes a este perfil terão.
- Por fim, clique no ícone de salvar ao lado da caixa Tipo.

Observação: As imagens de foto de perfil não serão refletidas nos usuários que o utilizam, pois a foto no controle de usuários é destinada a uma identificação individual. Caso não haja foto associada, será utilizado um ícone padrão. Se desejar alterar este ícone para um logo específico, será necessário fazer a alteração manualmente.
Associação de Usuários ao Perfil #
Ao adicionar um novo usuário, ou mesmo alterando um antigo, o administrador pode associa-lo a um perfil preexistente, e esse usuário herdará automaticamente todas as configurações do perfil. Isso é realizado apenas alterando a caixa Perfil para nome do perfil desejado, como por exemplo o Perfil atendente, criado anteriormente e salvando no ícone alo lado da caixa Tipo.
Atualizações de Perfil #
Se o perfil for alterado posteriormente, as mudanças serão aplicadas automaticamente a todos os usuários associados a ele, garantindo configurações consistentes e atualizadas sem a necessidade de ajustes manuais. No entanto, se uma alteração for feita diretamente nas configurações de um usuário pertencente a um perfil, ao salvar, essa configuração não será mantida. O usuário continuará a seguir as configurações definidas pelo perfil.
Caso deseje que um usuário específico tenha configurações diferentes das do perfil, é necessário alterar a opção da caixa Perfil para Personalizado. Após fazer as alterações desejadas, clique em Salvar. Com isso, o usuário deixará de pertencer ao perfil e manterá as configurações personalizadas realizadas.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a Master Remote no LinkedIn, Youtube, Instagram e Facebook. Além disso, aproveite para explorar outros artigos ao lado e fique por dentro das últimas novidades sobre tecnologia para atendimento ao cliente e cibersegurança.