Windows – Configurando o controle de contas de usuários (UAC)

O Controle de Conta de Usuários (UAC) é um recurso do Windows que ajuda a proteger o sistema contra modificações indesejadas ou maliciosas. Ele exige que você confirme qualquer ação que possa afetar o funcionamento do computador. No entanto, muitas vezes, os usuários finais tem dificuldade em lidar com a janela de diálogo que fica lhe questionando se quer mesmo executa permitir a ação. Nesses casos você pode preferir desativá-lo. Vamos te mostrar como fazer isso tanto no Windows 10 quanto no Windows 11.

Desativando o UAC no Windows 10: #

  1. Primeiro, abra o Painel de Controle. Você pode fazer isso digitando “Painel de Controle” na barra de pesquisa do menu Iniciar.
  2. Dentro do Painel de Controle, selecione Contas de Usuário.
  3. Em seguida, clique novamente em Contas de Usuário.
  4. Agora, escolha a opção Alterar configurações de controle de conta de usuário.
  5. Um controle deslizante será exibido. Para desativar completamente o UAC, arraste o controle deslizante para a posição Nunca notificar.
  6. Clique em OK para confirmar as alterações.

Lembre-se de que desativar completamente o UAC pode reduzir a segurança do seu sistema, pois você não receberá mais notificações antes de ações importantes serem executadas. Portanto, avalie cuidadosamente se essa é a melhor opção para você.

Desativando o UAC no Windows 11: #

  1. No menu Iniciar do Windows 11, pesquise por Painel de Controle e abra-o.
  2. Dentro do Painel de Controle, clique na opção Sistema e segurança.
  3. Agora, clique no link Alterar configurações de controle de conta de usuário.
  4. Deslize a barra vertical para a opção Nunca notificar.
  5. Pressione o botão OK para confirmar.

Lembre-se de que existem diferentes níveis de permissão de segurança disponíveis no UAC. O padrão é sempre notificar quando ocorrem modificações, o que é recomendado para instalações de software e visitas a sites desconhecidos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a Master Remote no LinkedinInstagram e no Facebook, ou ainda pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para atendimento de clientes e cibersegurança.

Quais são seus sentimentos
Atualizado em 24 de agosto de 2024